Skip to content

Curitiba é a campeã nacional em número de carros por habitante.

09/05/2007

A Gazeta do povo publicou hoje uma matéria sobre o aumento dos congestionamentos na cidade, onde informa que “o avanço da frota tem superado o crescimento da população nos últimos anos”. Segundo o Detran do Paraná, a capital tem quase um milhão de veículos motorizados, que fazem uma média de 1,8 curitibano para cada veículo, “o que supera inclusive as marcas das líderes em frota São Paulo e Rio de Janeiro”. Além de prejudicar a qualidade de vida da população e contribuir para o aquecimento global, essa “cultura de carros” transforma as ruas em território das máquinas. Cada motorista vive isolado do mundo dentro de sua bolha de metal. Assistindo o mundo através do pára-brisas, ele enxerga tudo e todos como ameaças ou obstáculos na corrida com seu “potente” até o próximo semáforo ou engarrafamento.
Mas nem todos os curitibanos são vítimas da hipnose motorizada. Todo último sábado do mês as 10hs do pátio da reitoria da UFPR parte a Bicicletada de Curitiba, com o objetivo de re-humanizar as ruas e concientizar as pessoas em favor de um transporte mais saudável, ecológico, agradável, democrático e social. Participe!

Bicicletada Curitiba

E se você não é de Curitiba, visite o site da Bicicletada e descubra como participar na sua cidade.

Anúncios
7 Comentários leave one →
  1. 16/05/2007 9:29 pm

    tenho a impressão de que em Porto Alegre também tem ocorrido um grande aumento no número de veículos. Não tenho dados estatísticos, é por observação mesmo. Anda cada vez mais difícil o trânsito, mais congestionamentos, barulho, poluição… E fico com cada vez menos vontade de tirar carteira, comprar carro…

  2. 17/05/2007 6:55 pm

    Lindão!
    Eu querooooooo uma dessa!
    Vou comprar uma branca e te dar pra pintar 😎
    Hahahahaha
    Aaahhh seria tão legal!

    Te amo!
    Saudades!
    Manda beijo pra lindona!

    Bgiiikas!

  3. 17/05/2007 6:55 pm

    ops, era pra ser na da Havaiana, mas tudo bem….
    Vc entendeu a idéia.

  4. Lucíola Feijó permalink
    04/11/2007 12:49 am

    concordo com o manifesto e e e mas…Aqui em Fortaleza as bicicletadas acontecem já há muito tempo( lembro-me de tais movimentos por volta de 1992),,, mas sempre tiveram um teor elitista e somente de lazer,, portanto imagino que o signo que falta para existir uma melhor divulgação ou disceminação dessa nossa idéia, pelo menos por aqui, envolve uma certa postura confortável, esteticamente interessante e indiscutivelmente prática e ágil. Já tenho percebido que os melhores momentos para tais intervenções são mesmo os engarrafamentos, considerando que uma grande quantidade de bicicletas deve se diluir pelos espaços e não sair parando trânsito, e uma das possibilidades de formato; reconheço que um pouco caricato, mas poético; tenho realizado há mais de três anos: ir para alguns eventos mais badalados, mesmo quando de salto-alto, e se der entrando no estacionamento dos carros ou passando em frente antes de estacionar a bicicleta. feliz por não está só no mundo.

  5. marcelo permalink
    06/07/2009 11:58 am

    Goiânia tem 1,42 h/carros!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Prestem atenção no serviço!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  6. marcelo permalink
    23/12/2009 2:49 pm

    Mal-informado!!! Goiânia tem 1,3 hab/carro!!!

Trackbacks

  1. Não riscar contra o corpo, nem com a caixa aberta « L-Dopa Publicações

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: