Skip to content

Tibá

09/06/2007

Fui ontem ao Tibá, que em Tupi significa “lugar onde muitas pessoas se encontram” e quem eu encontrei foi o próprio Johan van Lengen, criador do Tibá, autor do “Manual do Arquiteto Descalço” e mestre da Bio-Arquitetura e sua amiga Teresa que foram muito simpáticos e me levaram para conhecer o Tibá e o seu maravilhoso trabalho. Entre outras coisas, as técnicas ecológicas, econômicas e intuitivas de construção com adobe, um tijolo que eles mesmos fazem com barro, esterco e areia; construção com bambu e de pau-a-pique;

o telhado verde que usa a cobertura vegetal para fazer o isolamento térmico e o banheiro seco, que além de não gastar a preciosa e cada vez mais escassa água e não poluir o ambiente jogando o esgoto, reaproveita os dejetos humanos como adubo. Dessa maneira, como o próprio Johan disse, no Tibá não existe lixo, tudo faz parte do ciclo da natureza.


Telhado Verde


Banheiro seco


Tijolos de adobe


Parede de pau-a-pique

Para conhcer mais sobre o trabalho do Tibá, entre no site: www.tibarose.com

5 Comentários leave one →
  1. 23/06/2007 6:15 pm

    Gostei do lugar..talvez um dia eu vá conhecer.
    (continue compartilhando novos lugares e idéias)

    tenho um sanitario a seco aqui, não gera resíduos..idéia ótima. Foi desenvolvido pelo IPEC pelas minhas pesquisas


    abraço

  2. 13/07/2007 3:14 pm

    Oi, gostei muito deste blog…
    Estou fazendo o projeto de um ong e gostaria muito de colocar um sanitário seco… Mas tenho, como todo mundo, medo em relação ao odor… Estou tentando achar um em SP para ver como é…

  3. 11/09/2007 5:53 pm

    Oi – adorei este blog,

    só posso falar a mesma: como funciona este banheiro seco – nos quermos construir o primeiro barco ecologioco no delta do rio parnaiba – vai ser otimo – alguem pode ajudar, acompanhar??
    Abraco
    Anne 🙂

  4. Luiz Vieira permalink
    13/11/2007 9:39 am

    Olá pessoal! Quem quiser ver um sanitário sêco funcionando em Sampa é só ligar e combinar uma visita a Casa dos Holons (11)5543-1962. Encontrará também, captação de agua de chuva, teto verde, tratamento de aguas cinzas, soluções permaculturais, entre outras. Apareçam! Abraço do Luiz.

  5. 14/05/2012 11:54 am

    Pretendo construir uma pequena cabana de pau-a-pique e montar um banheiro seco! Vou seguir essas orientações! Em minha casa, já montei um sistema de captação de água da chuva, que pode ser observado pelo vídeo que postei no Youtube.

    Abraços!

    Bugio da Zimba

Deixe um comentário

